sábado, 23 de agosto de 2008

COPIE, MODIFIQUE , DISTRIBUA E NÃO PENSE!!!

A Xilogravura é a técnica mais antiga para produzir gravuras, e seus princípios são muito simples. O artista retira de uma superfície plana (matriz, geralmente é madeira) as partes que ele não quer que tenham cor na gravura. Após aplicar tinta na superfície, coloca um papel sobre a mesma. Ao aplicar pressão (com uma prensa, colher, rolo de macarrão [isso aí!!]) sobre essa folha a imagem é transferida para o papel. A técnica da gravura em metal começou a ser utilizada na Europa no século XV(no Piauí não... sengundo algumas pessoas nunca, pelo menos na graduação, não temos prensa, aguá e mãos) . As matrizes podem ser feitas a partir de placas de cobre, zinco ou latão e se você for arte-educador ou na falta disso pedagogo, serve também uma capinha de cd ( isso mesmo curimim vá a luta!). Estas são gravadas com incisão direta ou pelo uso de banhos de ácido. Água-forte, água-tinta, ponta seca são as técnicas mais usuais. A matriz é entintada e utiliza-se uma prensa para transferir a imagem para o papel. Em 1796 Alois Senefelder, por acidente, diga-se de passagem, descobriu as possibilidades da pedra calcária para fazer impresões e, após dois anos de experimentações desenvolveu a técnica da Litografia. Ainda tem xerogravura, monótipas e um tanto mais de técnica, mas chega da aula de historia da arte.
Esqueça isso e lembre-se de coisas mais importantes:
1º Seja regional. Para isso basta uma vaca em seus trabalhos de gravura;
2º Esqueça vídeos ou outros meios de expressão quando se trata de gravura, o importante mesmo é madeira colher ou qualquer item que conste nas regras de moral dessa religião ortodoxia que chamamos intimamente de gravura;
3º Sulistas, ou não- nordestinos são do mal e devem ser evitados e estudados já que somos bairristas e nordestinos, lembrem-se vacas são deusas na Índia;
4º Timoneiros cuidam bem de seus navios negreiros, eles sempre têm razão e não podem ser questionados;
5º Pregue o “belo” em arte, esqueça o resto e nunca experimente nada que não tenha no meio batatas ou outros legumes.
6º Coma vacas.
7º Seja amável com seus colegas e tenha os inimigos sempre perto, pois eles não te odeiam, só te admiram já que artistas regionais são semi-deus e devem e sempre serão idolatrados.
8º Decore nomes de artistas europeus e dos regionais também, três de cada, não melhor dois e utilizar facas para gravar e colocar vacas ou jumentos são características de bons artistas regionais.
9º Paulo Coelho é Deus. Ele se manifesta também na forma de Celso Antunes e de um outro Paulo, o Freire! Utilizar mensagens auto-ajuda sempre que possível é uma das regras mais importantes. (ps; Se for professor multiplique essa sentença a máxima potencia.)
10º Baixe a cabeça e nunca pense, mas se mesmo assim você resolver pensar ...CALE-SE! Provas finais inexistentes sempre existem, pelo menos nos seus históricos.

2 comentários:

Carol Leal disse...

Seu Blog ta muito legal, parabéns! Mas que tal colocar seu blog com dominio proprio, muito mais facil das pessoas aprenderem seu endereço. Caso tenha interesse entre em contato conosco pelo endereço www.carolleal.com.br.

Aryel Castelo Branco disse...

Gostei do Blog, já estou seguindo.
bjok
tudorosachok.blogspot.com